quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Boeing 777-300ER da TAM em Recife


A partir de hoje 27 de agosto até 19 de setembro o trecho GRU/REC/GRU será operado com a primeira aeronave Boeing 777-300ER da malha aérea da TAM, conforme os vôos abaixo:

SÃO PAULO (GRU) / RECIFE (REC)
JJ3506 23:00 – 02:00 // freqüência diária
RECIFE (REC) / SÃO PAULO (GRU)
JJ3501 03:25 – 06:45 // freqüência diária

O Boeing 777-300ER com capacidade para 365 passageiros, permanecerá provisoriamente nesta rota até o dia 19 de setembro. Além de possuir cabine mais espaçosa, tem maior eficiência energética. Isso significa que, além de permitir uma redução nos custos de sua operação, ao consumir menos combustível ele emite menos gases nocivos ao meio ambiente.

http://www.tam.com.br/b2c/jsp/defaultBrasil.jsp

sábado, 16 de agosto de 2008

Um belo caça, uma bela apresentação

Depois da primeira enquete de um caça para a FAB, ai vai um presente para todos que votaram.



No Vídeo abaixo, do canal françês TF1 uma materia sobre as operações dos Rafale da Aeronavale e do Armée de L`Air sobre o Afeganistão.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Oceanair na frente

A companhia aérea OCEANAIR mostra mais uma vez que as “pequenas” podem ser grandes, pois é, pelo terceiro mês seguido ela é a empresa aérea mais pontual no Brasil de acordo com a INFRAERO.
Hoje ela atende diversas localidades brasileiras, além de disponibilizar uma serie de serviços através da internet, trazendo mais conforto e tranqüilidade para seus passageiros.

foto: Flavio Guerra

domingo, 10 de agosto de 2008

Rafale no Red Flag

Serge Dassault na entrega do Rafale B em 26 de junho de 2006

Rafale B do 1/7 Provence nos primeiros treinos.


Insignia do 1/7 Provence em baixa visibilidade.

O veterano Jaguar A, aposentado em 2006.

Quatro Rafale B biplaces do esquadrão 1/7 Provence de St. Dizier partiram no dia 7 de agosto para a base americana de Nellis, para outra rodada do Red Flag 2008, que vai durar até o dia 24 de agosto, onde juntos com paises como, a Índia com seus Su-35MKI, e Coréia do Sul com os F-15K (versão do F-15E), além dos vários esquadrões da USAF.

Esta unidade do Armèe de L’Air é o primeiro esquadrão a operar o Rafale B, curiosamente foi o último a utilizar o Jaguar A, que foi utilizado por esta unidade em missões de ataque convencional, reconhecimento tático e supressão de radar. O provence já esteve em combate no Afeganistão, que foi o batismo de fogo do Rafale do Armèe de L'Air nas missões ar-solo, agora esta experiência será posta mais uma vez em ação nesta rodada do Red Flag.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

F-5EM Cores e números





Para os amantes do plastimodelismo.


As cores no padrão FS (Federal Standard), e os números de identificação dos F-5EM da FAB que estiveram na operação Red Flag 2008-3.


Esquadrão: 1º/14º G.Av. (Grupo de Aviação) "Pampa"


F-5EM 4824

F-5EM 4844

F-5EM 4865

F-5EM 4871

F-5EM 4873

F-5EM 4875


As cores da camuflagem são as seguintes:


FS 34092 Dark Green (Verde Escuro)

FS 36176 Neutral Grey (Cinza Neutro)


O cocar da FAB é aplicado nas duas laterais finais da fuselagem, e nas partes superiores das asas, todos em baixa visibilidade. O mesmo valendo para a "bolacha" do esquadrão Pampa em baixa visibilidade aplicada nas laterais da fuselagem.

Red Flag o retorno

A bandeira do Brasil brilhando nos EUA.

Os caçadores do Pampa.

A felicidade da missão realizada.

A decolagem de rotorno ao Brasil.

02/08/2008 - 19h44

Termina a participação da FAB na Operação Red Flag, nos EUA
No dia 31, às 18h07min, a Esquadrilha Rocket 41, com três F-5EM, pousou na Base Aérea de Nellis encerrando a participação brasileira nos vôos operacionais da Red Flag 2008.

Foram duas semanas de muito esforço e visível aperfeiçoamento da capacidade operacional dos esquadrões e, conseqüentemente, da Força Aérea Brasileira.

Para o Brigadeiro-do-Ar Machado, Comandante da FAE 103, com o último vôo vem a sensação do dever cumprido. Numa avaliação global, afirmou que é muito gratificante ver que os nossos pilotos conseguiram realizar as missões com proficiência, superando as expectativas da FAE 103 e dos próprios anfitriões.

Para ele, os conhecimentos adquiridos confirmam as expectativas de que a operação seria um ponto de inflexão, de mudança na doutrina e no emprego do poder aéreo. “O que foi aprendido permitirá que toda a Força cresça”.

Por fim, parebenizou a todos que ao seu lado dedicaram-se para que o Brasil atingisse essa capacidade operacional.

Ao deixar Nellis, levamos a certeza de que muito bem representamos o Brasil e a nossa Força Aérea. Recebemos grandes elogios, pelo comportamento operacional e sempre amigável da equipe - características do brasileiro. Crescemos todos. Aprendemos muitas coisas.

Fonte: CECOMSAER

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Thunderbolts II em ação



No mês de agosto um total de 69 missões de CAS (close-air-support) foram lançadas pela ISAF permitindo as atividades das forças de segurança e reconstrução nas estradas afegãs, bem como as diversas patrulhas militares operarem com mais liberdade.

Os A-10 Thunderbolt II da USAF participaram de diversas ações para neutralizar ações de forças inimigas no Afeganistão, nas proximidades Asmar. A missão foi relatada como sido de sucesso pelo JTAC.

Doze aeronaves de vigilância, inteligência e reconhecimento da USAF voaram dando suporte as missões no Afeganistão. Adicionalmente, duas aeronaves da US Navy deram suporte tático de reconhecimento.

Fonte: USAF

domingo, 3 de agosto de 2008

Tucanos nas asas da Colombia

Dois vídeos bem interessantes, que mostram bem o poder de uma aeronave leve como o Tucano, ambos mostram a aeronave da Embraer nas cores da FAC Fuerza Aerea da Colombia.



sábado, 2 de agosto de 2008

USAF divulga nome de piloto morto no Red Flag

foto: USAF

foto: Sgt Scottie McCord USAF

foto: USAF

Durante conferencia para a imprensa o Coronel Russel Randy comandante do 57th Wing, divulga o nome do piloto morto em acidente durante as manobras do Red Flag 2008-3 no último dia 30 de agosto. Tratava-se do comandante do 65th Aggressor Sqadron, o Ten. Cel. Thomas Bouley.

Recentemente ele havia completado 20 anos de serviço na força aérea, piloto experiente o Ten. Cel. Bouley tinha mais de 4.200 horas de vôo em aeronaves como; T-38 Talon, F-15 Eagle e Tornado F3 da RAF.

A FAB no Red Flag vídeo

Vídeo realizado pelo CECONSAER mostrando o iniçio das primeiras missões de combate da FAB no Red Flag 2008-3

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O Boeing 777 da TAM


Fotos: Royal S King

Eis em primeira mão o novíssimo Boeing 777-32W/ER da TAM, aeronave de matrícula PT-MUA.
Esta imagem foi feita no aeroporto de Paine Field da Boeing, no condado de Snohomish no estado de Washington USA.