terça-feira, 28 de outubro de 2008

VICTOR BELENKO - A fuga do Foxbat

No dia 6 de Setembro de 1976 as agências de notícias informaram um fato sensacional: um piloto do mais novo avião de caça russo o MiG-25P “Foxbat” pousou na ilha japonesa Hokkaido e pediu asilo político aos EUA.

Em Hokaido existe uma base da JASDF em Chitose.


Os americanos usaram esta possibilidade de examinar a construção do avião de caça russo. Depois disto a Rússia teve de substituir o sistema eletrônico da identificação em todos os seus aviões militares. Vários anos depois os jornais russos informaram que o seqüestrador (assim foi tratado Belenko pelos compatriotas) do MiG morreu em um choque de carro, e muitas pessoas na Rússia ficaram satisfeitas, achando que a pessoa que cometeu a traição recebeu seu castigo. Mas de fato o “seqüestrador” continuou bem vivo…


Victor Ivanovich Belenko nasceu na cidade de Naltchik oriundo de uma família de funcionários, concluiu a escola com a distinção. Estudou numa escola médica durante dois anos, mas então mudou de idéia e entrou para a Academia de Militares de Força Aérea em Armavir. Depois de vários anos de serviço como piloto e instrutor foi destacado para uma unidade de defesa aérea localizada perto da cidade de Vladivostok. O primeiro tenente Belenko teve uma carreira próspera, e posteriormente foi indicado para outra esquadrilha. Onde iria a voar o mais novo, e secreto caça interceptador russo, o MiG-25P. O avião pilotado por Belenko possuia o número 31 vermelho pintado logo abaixo da cabine, e foi recebido em fevereiro de 1976.


O MiG-25P de Belenko.

Segunda-feira, 6 de Setembro de 1976 vai ser sempre o pior dia dos pilotos do seu grupo aéreo. Neste dia uma esquadrilha de MiG's decolou do aeroporto Chuguevka e praticou manobras aéreas de interceptação, repentinamente um dos aviões acima iniciou uma queda em direção ao oceano. Então o avião desapareceu das telas de radar, os colegas do aviador pensaram que o avião perdeu o controle e caiu. Naquela tarde Belenko foi declarado como morto, e os pilotos do esquadrão começaram a levantar dinheiro para sua esposa e o pequeno filho.






Técnicos japones examinam o caça Russo.


No mesmo momento em que desapareceu das telas de radar, o avião voava apenas a 50 metros acima do oceano em direção ao Japão. Depois de avistar a ilha de Hokkaido deixou de ocultar-se dos radares, sendo localizado então pela defesa nipônica, que acionou dois caças para interceptarem o estranho avião. Rapidamente o MiG-25P curvou na parte Sul da ilha e começou a aproximação para o aeroporto de passageiros de Hakhodate. Havia um Boeing de uma linha aérea japonesa que decolava, e Belenko evitou uma colisão, devido a este fato correu 250 metros fora da área de pista. O MiG parou muito perto de uma antena de rádio maciça, ele morreria e o avião estaria destruído no choque com ela. Quando pousou Belenko possuía combustível para apenas 30 segundos de vôo, isto significa dizer que o piloto não teve nenhum tempo para uma aterrissagem mais cuidadosa.




O "Foxbat" em Hakodate.


Depois que as autoridades da URSS entenderam que a fuga de Belenko não pode ser oculta do público o Ministério Estrangeiro Russo informou que o primeiro tenente perdeu-se e aterrisou no Japão, onde ele foi drogado a força. Foi arranjado um encontrou com o funcionário da Embaixada Soviética no Japão, denominado Sadovnikov, ao chegar ele teria dito: “...o governo soviético sabe que você perdeu o caminho, e foi forçado a aterrisar e lhe injetaram drogas. Vim aqui para ajudá-lo a voltar para sua casa, esposa querida e filho!...”, Belenko interrompeu-o: “deixe de fazer propaganda. Cheguei ao Japão voluntariamente”. Em seguida “o diplomata” que foi um oficial do KGB o ameaçou publicamente, “seqüestrador, traidor! O encontraremos de qualquer maneira onde quer que você esteja!”. O prisioneiro teve uma possibilidade de voltar à sua pátria, até depois que ele solicitou o asilo político nos EUA. Posteriormente correu uma história sobre a morte de Belenko num acidente de carro, a qual foi inventada pelo KGB para desistimular que outros seguissem seus passos.



O MiG-25P sendo examinado.


A Rússia não pode reaver seu piloto fugitivo, mas o seu MiG-25P “Foxbat” foi devolvido ao país. Não sem antes o caça interceptador soviético ter sido levado para uma base militar da Força Aérea dos Estados Unidos localizada a 80 quilômetros de Tóquio. Nesta unidade o avião foi cuidadosamente examinado, o que ajudou os Americanos a conhecerem muitos segredos militares do avião. Posteriormente o MiG foi desmontado e levado para um navio soviético num porto próximo, localizado em Hitachi. E na noite do dia 12 de Outubro, o “Foxbat” foi devolvido pelo Japão, e depois foi para a cidade de Daugavpils na Letônia, onde existe uma academia da Força Aérea Soviética. Os estudantes usaram o avião para o treinamento em terra, no final dos anos 80 a aeronave, foi levada para outro lugar e desmontada, e as crianças locais e os estudantes levaram partes do avião como lembranças!

Após obter o asilo político nos EUA com a ajuda do Presidente Gerald Ford, Victor Belenko conseguiu um bom emprego, e foi instrutor de combate aéreo em Nellis durante muitos anos. Casou-se e formou uma família com uma mulher americana e três crianças. Posteriormente divorciou-se, e concedeu a casa à ex-esposa, conforme o acordo de matrimônio entre eles. Em 1980 ganhou um bom dinheiro após apublicação do livro “MiG Pilot” (Piloto de MiG) em parceria com o escritor John Barron. Viajou muito como cidadão americano, visitando 68 países. Atualmente está vivendo na Califórnia onde trabalha no ramo comercial de exportação com diversos países, inclusive a Rússia. Contudo, em contatos com os Russos ele sempre se apresenta com nomes fictícios.





O instrutor da USAF, Victor Belenko em Nellis.

Livro escrito com John Barron.


O antigo primeiro tenente não concorda com as críticas dirigidas a ele, e explica sua ação de sequestro como um protesto contra a ideologia soviética. Numa entrevista para uma revista americana, Belenko confessou que o que mais lhe impressionou quando chegou nos EUA foram os supermercados. Ele disse que na sua primeira visita a um supermercado foi observado por agentes de CIA, e que naquele momento ele pensava que a loja poderia ser organizada para o impressionar como um visitante especial. A loja era um enorme edifício muito bonito, com muitas mercadorias e nenhuma fila de clientes como na URSS. Depois o piloto entendeu que o supermercado era real, e gostou de comprar comidas variadas. “Na Rússia era sempre era uma tarefa difícil encontrar mercadorias enlatadas e saborosas. Mas nos EUA sempre comprei comida enlatada diferente todo dia. Certa vez comprei uma lata para fazer o jantar, fritei seu conteúdo com batatas, cebolas e alho, foi delicioso. Na manhã seguinte os meus amigos disseram-me que o que eu tinha comido, foi um frango enlatado para gatos. Mas estava delicioso! Eles eram até melhores do que a comida enlatada que é produzida na Rússia atualmente.”

Tal confissão manifesta que tipo de LIBERDADE o jovem soviético Victor Belenko sonhava secretamente. Ele aceitou tolerar um regime totalitário, e voluntariamente juntou-se ao exército do regime que ele odiou. Filiou-se ao partido e pretendia ser Comunista, mesmo assim enfrentava filas, mesmo sendo um oficial e membro do partido, era comum encontrar na fila um major que poderia ultrapassar os outros devido a sua patente. Isto não é compatível com a imagem de um homem com ideais da liberdade, que era diferente de outros cidadãos soviéticos que podiam aceitar a humilhação em filas e uma comida enlatada de má qualidade.

A inteligência militar e o KGB trabalharam muitos anos investigando a versão que Victor Belenko foi recrutado pela CIA durante o período que estudou na academia ou nas férias em uma casa no verão de 1976. A prova de tal recrutamento nunca foi encontrada. Entretanto Belenko teve uma possibilidade de não revelar os segredos do novo MiG. Ele poderia ter espatifado o avião nas colinas, numa área abandonada de Hokkaido e ejetar-se. Para tal ação ele encontra uma explicação razoável, ficara sem tempo para encontrar um aeroporto devido à falta de combustível.


Victor Belenko durante entrevista.

A aspiração do caráter da história “de ideais democráticos” pode ser apenas considerada como uma razão verdadeira do sequestro do avião. Esta razão pode ser compreendida depois de revogada a promessa de pagar 100 mil dólares para uma pessoa que sequestrasse o novo MiG Russo. A promessa foi feita pelos Americanos em folhetos lançados sobre as bases aéreas no Vietnam do Norte. Milhares de pilotos soviéticos participaram na guerra no Vietnam que durou 10 anos. Os americanos não tiveram nenhuma outra possibilidade de obter este avião, há não ser sequestrando uma aeronave, e Belenko recebeu esta informação da recompensa prometida pelos Americanos. Até porque os pilotos russos foram estritamente proibidos de cruzar a linha de fronteira durante os vôos de suas nomeações.

Ps. Victor Belenko foi condenado a uma execução militar por militares do Supremo Tribunal da URSS por traição (Artigo 64 do Código Criminal da URSS).

2 comentários:

  1. En 1977 utilicé el escape de Belenko como inspiración para comenzar a escribir mi novela de ficción histórica "BEAR - Vuelo a la Libertad" ("BEAR - Vôo à Liberdade") en inglés. La novela trata del escape de la tripulación de un avión de reconocimiento de la marina soviética Túpolev Tu-95 'Bear D' desde la URSS a Canada, el 4 de agosto de 1976.

    La novela fue traducida al español y pronto será al francés. Después, a su idioma, português. Pueden leer las críticas al libro en su página en amazon.com en inglés:

    http://www.amazon.com/Bear-Flight-Liberty-Miguel-Vargas-Caba/dp/0595425585/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1270305634&sr=8-1

    y en español:

    http://www.amazon.com/Bear-Libertad-Spanish-Miguel-Vargas-Caba/dp/1439218269/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1270305682&sr=1-1

    Pueden ver un video en Youtube aquí:

    http://www.youtube.com/watch?v=6DeuD6_Ugvs

    Espero que les guste!

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